Atari 2600, o console que marcou uma geração

 

    No início dos anos 80 começou a ser vendido aqui no Brasil o primeiro videogame, o Atari, conhecido hoje como “avô dos videogames.

    A simplicidade dos seus gráficos, e o baixo poder de processamento, comparados aos video games, celulares e computadores atuais, não despertam fascínio nem interesse aos infantes das novas gerações.

    Não conhecíamos ainda a internet, algumas poucas faculdades e órgãos governamentais de alguns países a possuíam, porém estágio inicial de desenvolvimento. As locadoras não existiam ainda, aparecendo somente com o evento do video cassete, cujos os videogames já estariam entre a segunda e terceira geração. Como os jogos eram disponibilizados somente em cartuchos, quando queríamos jogar outros novos, as opções eram comprar, trocar por alguns dias com algum amigo, ou jogarmos nas casas de parentes e vizinhos.

    O console vinha em uma caixa esterna de papelão, com a foto do produto e o nome da marca na frente. Na parte posterior da caixa haviam várias imagens de jogos, onde criávamos uma enorme expectativa se determinado jogo seria bom. Internamente, dentro de um isopor, estava o videogame, dois joyticks, um cartucho, e uma caixinha para ser conectada à televisão, com uma alavanca tipo slide com duas posições: TV e videogame.

    O joystick do Atari era constituído por uma base retangular, com uma haste com função de direcional e um único botão.


 

Jogos do Atari 2600, que você deveria jogar uma vez na vida

          Seríamos desleais se comparássemos os jogos da atualidade com os do Atari 2600. O primeiro smartphone foi criado pela IBM em 1992. As pessoas nascidas nessa década, presenciaram um mundo conectado pela internet.

    Qualquer celular da atualidade possui uma quantidade absurda de recursos, processadores que trabalham em 64 bits; qualquer pc game de entrada tem pelo menos 16 Gigabites de memória Ram; a taxa de transmissão de dados apresenta patamares altíssimos.

    Especificações técnicas do Atari 2600

  • Bits: 8 bits
  • CPU: Variante do processador 6502 (Real: 6507)
  • Frequência de operação: 1,19 MHz
  • Memória RAM: 128 Bytes
  • Memória ROM: Capacidade máxima de 4 kB.
  • Resolução: 160x192 (NTSC) / 160x228 (PAL)
  • Cores: 128 cores no sistema NTSC, pouco menos no sistema PAL.
  • Som: 2 canais (cada um com um chip próprio)

    O que tento explicar aqui é a simplicidade dos jogos, seja de qualidade gráfica, ou diversidade das telas do jogos, pela limitação técnica da época. 

    Este console é um sistema legado, onde internet existia somente para algumas universidades e entidades militares, onde a totalidade do mundo conhecia somente o telefone fixo para se comunicar com outras pessoas no país ou ao redor do mundo.

    Separei abaixo uma lista com quatorze jogos, que na minha opinião, foram os melhores. Se este video game fez parte da sua infância também, espero ter trazido boas recordações.   


   

  1. Adventure – Jogo de mundo aberto, onde você precisa devolver o cálice do castelo dourado. Corra atrás do morcego para tomar algum item pego por ele, mate dragões famintos, ande em labirintos, e encontre as chaves dos castelos para acessá-los. O jogo possui três nível de dificuldade, que deverá ser escolhido no início, possuindo também diferenças no mapa para cada nível.

     

  2. Comando Ride – Jogo de tiro no qual você tem o objetivo de impedir que paraquedistas caiam em quatro prédios que estão sob sua proteção. Se um determinado número deles caírem em um prédio, irá destruí-lo e será construído um túnel abaixo do canhão com intenção de explodi-lo. Deve-se prestar atenção também ao bombardeio e destruir a bomba lançada. Jogo ideal para quem gosta de disputar pontuação com os amigos.

     

  3. Defender – Seu planeta está sendo atacado por naves alienígenas, e sua obrigação é navegar pelo espaço aéreo e destruí-los.

     

  4. Enduro – corra com seu carro em estradas asfaltadas ou cobertas de neve, embaixo do sol forte, neblina ou a escuridão da noite. Seja o primeiro em cada turno, para continuar esta corrida clássica.

     

  5. Frostbite – a vida de esquimó não é fácil! Pule sobre os blocos de gelo que aparecem no rio, para construir seu iglu. Os peixes são bons alimentos e dão pontuação, porém ursos, aves e caranguejos são seus inimigos.

     

  6. H.E.R.O. - apesar do nome sugestivo, parece-me mais com tema de espionagem. Entre em cavernas dispondo de algumas bombas e LASER. Encontre seu contato para ir para a próxima fase.

     

  7. Keystone Kappers – Capture o fugitivo dentro do tempo limite. Carrinhos, aviões, e bolas irão te atrasar, mas a persistência sempre vence!

     

  8. Mega Mania – destrua uma orla de alienígenas que pretendem alcançar o solo. Seu jogador se movimenta somente para os dois lados, porém os alienígenas aparecem em grupos, com padrões e formas características de cada um. Um bom jogo para quem gosta de competir pela maior pontuação.

     


  9. Moon Patrol – seu veículo lunar está em marcha, ele possui a capacidade de pular, e atirar, com uma pequena liberdade de aceleração e frenagem. Destrua naves acima, pule sobre obstáculos, ou atire para desintegrá-los.

     

  10. Pitfall – jogo de plataforma, desvie de obstáculos, atravesse pântanos em cipós, ou infestados de jacaré. Veremos quem irá mais longe nessa aventura!

     

  11. River Raid – sua aeronave necessita sobrepor o rio, desviando ou destruindo barreiras e outras aeronaves . Não se esqueça de abastecer nos postos de combustíveis para não cair.


     

  12. Seaquest - resgate mergulhadores, destrua ou evite peixes e outras embarcações.

     

  13. Space Invaders – jogo clássico, o objetivo é destruir os alienígenas antes deles chegarem ao solo.

     

  14. Yar’s Revenger – o jogador é um inseto voador, o objetivo é de comer as barras de energia ao redor do inimig
    o, que virará munição para abatê-lo.



Aqui termina nossa jornada pelo mundo dos jogos de 2 bites, sintam-se a vontade para comentar. Quem sabe não apareça outro assunto para abordarmos aqui?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer uma caneta de polaridade

Instalação caixa tipo K padrão Bandeirante

Logística e Gestão de Transportes