Logística e Gestão de Transportes

      O transporte, por ser o principal componente do sistema logístico, representa aproximadamente um porcentual de 60% dos seus custos e impacta diretamente na qualidade dos serviços, como o 'leadtime' de entrega, confiabilidade do serviço, e segurança dos produtos transportados. A logística não engloba somente a atividade do transporte de produtos, mas também o gerenciamento dos estoques, local de armazenamento, e satisfação do cliente. 

Modais de transporte

      Os modais de transporte são os meios físicos utilizados para o transporte de cargas entre dois pontos. São divididos nos tipos descritos abaixo:

  1. modal de transporte aeroviário;
  2. modal de transporte rodoviário;
  3. modal de transporte  ferroviário;
  4. modal de transporte dutoviário;
  5. modal de transporte  hidroviário / marítimo;
  6. modal de transporte infoviário.

Decisões estratégicas 

    Dentro de uma empresa o planejamento passa por três níveis:


      A gestão do transporte também engloba esses três níveis, onde o nível operacional compreende as operações rotineiras. Estão entre as atividades deste:

  •  escolha do modal;
  • a escolha do acomodamento do produto dentro do modal (granel, pallets, ...);
  • verificação de produtos sensíveis à contaminação, e produtos contaminantes (odores, risco químico), para envios em modais distintos;
  • planejamento da rota, com estimativas de tempo de percurso, pontos de paradas, conflitado aos pedidos;
  • auditoria dos fretes (acompanhamento dos custos, eficiência do processo, ocorrência de avarias de produto, da frota ou a terceiros).

 Características dos Modais

Rodoviário

  1. vantagem de transporte ponto a ponto, não exigindo a descarga total do modal em cada local de entrega;
  2. estrutura estabelecida no país, oferecendo disponibilidade do serviço com alta frequência e tempo reduzido de entrega;
  3. muito utilizado em entregas de médias e curtas distâncias (dentro do país), para produtos acabados ou semiacabados;
  4. baixo tempo de carregamento e descarregamento, comparado a outros modais;
  5. grande variedade de tamanhos e tipos de veículos, possibilitando melhor ajuste do fechamento de carga, ao tamanho dos lotes a serem  entregues.

Ferroviário 

  1. muito utilizado para transporte de produtos com baixo valor agregado, commodities;
  2. utilizado em longas distâncias, devido a tempo de carga e descarga, de velocidade de locomoção baixa (transporte de cargas). 
  3. 80% do tempo dispensado, referente ao carregamento e descarregamento.
  4. consideração de cargas (carloads), deverão ser completas, sendo capacidade média de 83 toneladas por vagão.

     O incentivo ao modal rodoviário em décadas anteriores, levou ao Brasil uma diminuição densidade de malhas, possuindo um total de 30.600 em 2017, comparado à 38.287 km em 1960. atualmente há uma densidade 3, 1 metros por km² (dados retirados da Wikipédia, agosto 2023).

    Segundo o site de Saclogística, em agosto 2023, 21% da movimentação de cargas é realizado por esse modal no Brasil;

 Aquaviário (hidroviário e marítimo)

  1. confiabilidade limitada,  dependendo do clima;
  2. grande capacidade de movimentação de cargas;
  3. limitado ás hidrovias, no caso do hidroviário;
  4. baixa velocidade de locomoção;
  5. capacidade de transporte de altas quantidades.
       O Brasil possui 8.000 km de costa, e 50.000 km de rios navegáveis.

 Dutoviário

  1. ciclo de entrega do produto constante, praticamente sem interrupções;
  2. limitação dos produtos à derivados do petróleo, gás e água;
  3. utilização de linhas dedicadas para cada produto;
  4. alta confiabilidade do tempo de entrega,recebendo pouca ou nenhuma interferência de fatores externos como transito, ou clima.

Aeroviário

  1. maior custo dos modais, chegando 4 vezes maior so que o rodoviário;
  2. alta velocidade de entrega;
  3. peso é um limitador da escolha deste modal, chegando ao limite de 150 toneladas para uma aeronave de porte grande;
  4. utilizado para longas distâncias.

Intermodal

    O produto é envolvido por um recipiente que permite a utilização de vários modais até seu ponto de entrega sem a necessidade de manuseio. Um exemplo seria a utilização de 'containers', onde há possibilidade do transporte do produto inicialmente pelo modal rodoviário, seguido do modal ferroviário ou aquaviário até a origem.

 

 

 fontes pesquisadas em agosto 2023:

https://www.youtube.com/watch?v=Wm_Hx6XKV-M

https://saclogistica.com.br/modal-ferroviario/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia

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